Novo logo do INN . . .

OLÁ !

ShareThis

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Do Aposentado Invocado - Todas as explicações dadas pelos EUA foram falsas, diz ministro. Quem tem um amigo como esse não precisa de inimigo

Todas as explicações dadas pelos EUA foram falsas, diz ministro

 
TAI NALON
DE BRASÍLIA
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) afirmou nesta terça-feira (3) que todas as explicações dadas pelos Estados Unidos ao governo brasileiro decorrente das revelações de espionagem no país "revelaram-se falsas". Segundo ele, o Brasil espera alguma "explicação razoável", sobretudo diante das recentes suspeitas de espionagem contra a presidente Dilma Rousseff.
De acordo com documentos divulgados pelo jornalista Glenn Greenwald fornecidos pelo técnico em informática Edward Snowden, que trabalhou para a NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA durante os últimos quatro anos, milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo foram monitorados. Até a presidente Dilma Rousseff teria sido alvo da espionagem norte-americana.
"Não, não deram nenhuma explicação razoável [os EUA]. Aliás, todas explicações que nos foram dadas desde o início desses episódios revelaram-se falsas. As explicações que nós recebemos da embaixada e depois as visitas que nossas equipes fizeram aos EUA, os acontecimentos posteriores mostraram que não se sustentavam as alegações que nos apresentaram. Portanto, nós continuamos esperando as explicações", disse o ministro.
Bernardo também classificou a ação norte-americana como "injustificável", mas disse que qualquer opinião no governo sobre ir ou não a Washington em outubro, em visita de Estado, cabe à presidente e a sua equipe diplomática. "Eu acho que o governo fez parece adequado, exigir explicações do governo americano", afirmou.
"Eu acho que a diplomacia é o caminho para resolver isso. Isso é um embaraço que eles nos causam, assim como eles estão causando para outros países, para o México, para a Alemanha, para a França. O mundo civilizado está com certeza estarrecido com essa saliência", disse ainda.
Para ele, não existe qualquer "ilusão" de que os EUA espionam o governo brasileiro sob a justificativa de monitorar eventuais ataques terroristas. "É uma espionagem com um caráter comercial, industrial, interesse em saber questões como o pré-sal e outras de peso econômico ou de peso comercial. Portanto, é mais grave do que fica parecendo à primeira vista."
TEMER
O presidente da República em exercício, Michel Temer, também criticou a ação dos EUA, mas disse acreditar que "em brevíssimo tempo" a questão, que é "inadmissível", será resolvida "diplomaticamente".
Questionado se, ainda assim, Dilma deve cancelar sua ida a Washington, disse: "A presidente terá discernimento suficiente para decidir por conta própria se deve ir ou não ir. Acho que na via diplomática isso se resolverá a tempo de a presidente poder ir aos Estado Unidos, se houver essa solução harmonizadora, e realizar a tarefa que lá iria realizar".
Quanto à CPI para investigar as investidas de espionagem norte-americana instalada nesta terça-feira no Senado, disse apenas que as vias diplomáticas darão conta do impasse. "Acho que o congresso tem sido muito firme no apoio das decisões do governo, mas acho que diplomaticamente se poderá resolver essa questão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOJE É DIA DE QUE ?

Leia mais: Hoje é dia de que? • A arte da vida. Apon HP http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html#ixzz1wksZSqx1 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Arquivo do blog

GENTENEWS G 1

INN . . .DESEJA A TODOS . . .