Novo logo do INN . . .

OLÁ !

ShareThis

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Via Email -Jr Felicio - Entidades pedem a suspensão do milho transgênico da Monsanto


https://docs.google.com/viewer?attid=0.1&pid=gmail&thid=13e65202ebd01540&url=https%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2Fu%2F0%2F%3Fui%3D2%26ik%3D693d41e900%26view%3Datt%26th%3D13e65202ebd01540%26attid%3D0.1%26disp%3Dsafe%26zw&docid=1daf4997c7e1404f213f01fe592bf60f%7C3cc7fe6bb7d6636507e54fd79bde26fd&a=bi&pagenumber=5&w=800

Estudo comprovou maior incidência de câncer e morte em ratos alimentados com transgênicos; produto amplamente utilizado no Brasil foi liberado em 2008, com base em estudos de curto prazo


O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) assinou junto a outras entidades um ofício de urgência pedindo a suspensão da liberação comercial do milho trangênico NK603 no Brasil após a publicação do primeiro estudo de longo prazo sobre os efeitos do produto no organismo. Confira a íntegra do documento.
Realizado na Universidade de Caen, na França, o estudo foi realizado ao longo de dois anos com 200 ratos de laboratório. Os ratos foram separados em três grupos, cada um alimentado de maneira diferente: apenas com milho NK603, com milho NK603 tratado com Roundup (o herbicida mais utilizado do mundo) e com milho não alterado geneticamente tratado com Roundup. Tanto o milho quanto o herbicida são propriedade do grupo americano Monsanto.

O milho em questão foi autorizado no Brasil em 2008 e está amplamente disseminado nas lavouras e alimentos industrializados. O Roundup é também largamente utilizado em lavouras brasileiras, sobretudo as transgênicas.

Os resultados revelaram mortalidade mais alta e frequente quando se consome esses dois produtos. As fêmeas desenvolveram numerosos e significantes tumores mamários, além de problemas hipofisários e renais. Os machos morreram, em sua maioria, de graves deficiências crônicas hepato-renais. O estudo foi publicado no dia 19/9 em uma das mais importantes revistas científicas internacionais de toxicologia alimentar, a Food and Chemical Toxicology.

De acordo com o coordenador do estudo, o professor Gilles-Eric Séralini, os efeitos do milho NK603 só haviam sido analisados até agora em períodos de até três meses. No Brasil, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) autoriza o plantio, a comercialização e o consumo de produtos transgênicos com base em estudos de curto prazo, apresentados pelas próprias empresas que requisitam o registro.

O estudo coloca um fim à dúvida sobre os riscos que os alimentos transgênicos representam para a saúde da população e revela a frouxidão das agências sanitárias e de biossegurança em várias partes do mundo responsáveis pela avaliação e autorização desses produtos.
Idec alerta sobre o assunto desde 2007
No início de outubro foi adiado o julgamento que deveria decidir sobre uma apelação da ação proposta em 2007 pelo Idec que questionava a legalidade do parecer técnico emanado pela CTNBio aprovando a liberação de outro milho geneticamente modificado, o Milholl (Milho Liberty Link), da empresa multinacional Bayer.
A decisão técnica da CTNBio que autorizou a liberação do Milholl foi objeto de recurso administrativo interposto pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sustentando tecnicamente a contrariedade à liberação do produto geneticamente modificado em razão da precariedade da avaliação de riscos realizada.

A ação foi julgada parcialmente procedente para anular a autorização para liberação comercial no Norte e Nordeste do Brasil e determinar que a União edite a norma no que se refere aos pedidos de sigilo de informações pelos proponentes de liberação de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados). A norma deve passar a prever o acesso completo do teor dos documentos solicitados, com exceção apenas das informações que tiverem sigilo deferido.

Ainda não há nova data prevista para o julgamento.
Matéria Extraída do site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
 
LEIA MAIS EM

MAIS INFORMAÇÕES
( Copie o link e cole no seu navegador )
Referências e Fontes:

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/01/16/basf-deixara-de-produzir-
transgenicos-para-europa-e-foca-no-brasil.jhtm

http://www.idec.org.br/ckfinder/userfiles/files/OficioNK603.pdf

http://www.portalnutrirse.com/transgenicos-voce-sabe-o-que-come/

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/09/19/transgenicos-
matam-mais-cedo-e-causam-ate-tres-vezes-mais-cancer-em-ratos-diz-estudo.htm

http://www.cartacapital.com.br/internacional/graos-trangenicos-voltam-a-assustar-a-
europa/

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/novo-estudo-aponta-intoxica-o/

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/01/05/empresa-de-
alimentos-e-multada-por-omitir-transgenico.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOJE É DIA DE QUE ?

Leia mais: Hoje é dia de que? • A arte da vida. Apon HP http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html#ixzz1wksZSqx1 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Arquivo do blog

GENTENEWS G 1

INN . . .DESEJA A TODOS . . .