Novo logo do INN . . .

OLÁ !

ShareThis

sábado, 13 de julho de 2013

BRASIL - A verdadeira razão do aumento da SELIC


As medidas macroprudenciais e a Selic

Coluna Econômica

Bíblia do mercado financeiro mundial, o jornal The Wall Street Journal publicou uma bela reportagem sobre a maneira como os bancos centrais do mundo se armam para impedir bolhas financeiras.

Embora apresentadas como novidades, as medidas em nada diferem das ferramentas tradicionais de política monetária. Identificam-se bolhas e atua-se diretamente sobre elas. É o que o mercado batizou de medidas “macroprudenciais”, utilizadas com sucesso  pelo Banco Central no início do governo Dilma.

***
Essas formas de atuação visam minimizar o uso dos juros como elemento de contenção da demanda. Na verdade, o modelo de metas inflacionarias – adotadas pelos BCs do mundo inteiro – obedeciam muito mais a uma orientação ideológica do que à  busca de resultados práticos.

***
Por exemplo, se existe uma bolha no mercado de financiamentos de veículos, o que é mais eficaz: aumentar os juros da economia como um todo ou atuar expressamente sobre os financiamentos de veículos, reduzindo os prazos ou exigindo maior valor na entrada? É evidente que o caminho “macroprudencial” é o mais adequado.

CONTINUE LENDO
http://bakalarczyk.blogspot.com.br/2013/07/a-verdadeira-razao-do-aumento-da-selic.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOJE É DIA DE QUE ?

Leia mais: Hoje é dia de que? • A arte da vida. Apon HP http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html#ixzz1wksZSqx1 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Arquivo do blog

GENTENEWS G 1

INN . . .DESEJA A TODOS . . .