SP tem 10 mil km de estradas estaduais esburacadas
Share
Terça-feira, Julho 19, 2011 Partido dos Trabalhadores
Dos 15,8 mil quilômetros de rodovias estaduais sem pedágio do Estado de São Paulo, pelo menos 10 mil km têm problemas de conservação e precisam de reformas, aponta levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp).
A extensão da malha ruim é quase o dobro dos 6,2 mil quilômetros da rede estadual com pedágio, considerada em bom estado. O alto custo da tarifa leva os motoristas, principalmente caminhoneiros, a usar as rodovias sem pedágio como rota de fuga, piorando suas condições.
Um trecho de 213 km da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Itapetininga e Ourinhos, é uma das principais rotas usadas pelos caminhões de carga procedentes de Mato Grosso do Sul em direção à Grande São Paulo ou à Baixada Santista. Nela, as carretas bitrens evitam a Rodovia Castelo Branco e economizam R$ 174,50 por viagem. Em uma viagem de ida e volta, a economia dobra.
O problema é que, sem conservação, a estrada de pista simples não aguenta o tráfego pesado e intenso. O asfalto está esburacado e os acostamentos desapareceram. O único serviço, de tapa-buracos, é ocasional e não dá conta. O motorista José Luis Sgarioni, de Flores da Cunha (RS), considera o trecho o pior de São Paulo. "Como a gente paga tanto pedágio aqui no Estado, merecia andar só em estrada boa", afirma.
A Rodovia Floriano de Camargo Barros (SP-143), que liga a Castelo à Marechal Rondon, também virou rota de fuga, segundo o levantamento do sindicato. Com isso, suas pistas afundam sob o tráfego de carretas. O trecho de 25 km está repleto de "borrachudos", pontos de afundamento. Já a Rodovia Euryale de Jesus Zerbine (SP-066), perto de Guararema, é usada pelos caminhões para escapar dos pedágios da Carvalho Pinto. A pista é simples, sem acostamento e o asfalto está deteriorado.
Malha viária. O Setcesp monitora as condições das rodovias em São Paulo para passar informações aos associados. De acordo com o vice-presidente da entidade, Manoel Sousa Lima Júnior, o Estado tem duas malhas viárias bem distintas. "Uma é a malha concedida à iniciativa privada, que é boa, mas também tem pedágios com valores absurdos, e outra é a malha sem pedágio, quase toda de estradas muito ruins. Parece que, ao fazer a concessão, o Estado se desobrigou de conservar o resto", diz.
Ele cita a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), bem conservada na região de Jaú, onde os motoristas têm de pagar pedágio. No trecho sem cobrança, entre Adamantina e Panorama, o asfalto é ruim, não há acostamentos e os acidentes são frequentes.
Interdições. Na última sexta-feira, sete rodovias paulistas tinham trechos totalmente interditados ou com tráfego em meia pista. A Sebastião Ferraz de Camargo Penteado (SP-250) foi fechada para caminhões nos 33 km entre Apiaí e Ribeira, mas os veículos de carga continuam passando por falta de alternativa. "Quando chove, as carretas afundam no asfalto e temos de mandar um trator para puxar", diz o secretário de Administração de Ribeira, Orides Rodrigues de Lima. No km 307, entre Apiaí e Angatuba, uma erosão levou meia pista há mais de um ano.
Também usada como rota de fuga do pedágio, a Rodovia Aristides de Costa Barros (SP-157) está interditada no km 21,5, em Itapetininga, por causa do rompimento de uma tubulação. As Rodovias Dona Genoveva Lima de Carvalho Dias (SP-373) e Abrão Assed (SP-333) também estão na lista de estradas com pontos de interdição total. Entre as estradas parcialmente bloqueadas por erosões, afundamentos e avarias em pontes estão a Tenente Celestino Américo (SP-79), a Pedro Eroles (SP-304) e a Rodovia dos Tropeiros (SP-068). Já a Rodovia Salvador Pacetti (SP-171) tem interdições parciais em dois pontos no município de Cunha.
Postado pela Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba
Fonte: Jornal da Tarde - 17/7/2011
LEIA MAIS
http://ptubatuba.blogspot.com/
ShareThis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
HOJE É DIA DE QUE ?
Leia mais: Hoje é dia de que? • A arte da vida. Apon HP http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html#ixzz1wksZSqx1
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Arquivo do blog
-
▼
2011
(424)
-
▼
julho
(29)
- BRASIL - Unidades de saúde deverão notificar compu...
- Jornalisticamente Falando...: Brasil chega a 217,3...
- CUTUCANDO DE LEVE: Construção civil premia Lula po...
- Informativonossonews: VIPCOMM NEWS - RACING FESTIV...
- Informativonossonews: BRASIL - BLOGAMOS - Lista de...
- POR EMAIL - Quando a natureza se confunde com a arte
- Jornalisticamente Falando...: Vereador de Jacareí ...
- Informativonossonews: TATUÍ/SP - CONHEÇA DONA AURO...
- Informativonossonews: MOTOCROSS REGIÃO TATUI/SP - ...
- BLOG DA DILMA: Grampo flagra negociata da merenda ...
- BLOG DA DILMA: CADÊ OS CORRUPTOS DO DEM?
- PAULISTAS ADORAM BURACOS E PEDÁGIOS . . .RSRSRSRS ...
- BLOG DA DILMA: O COMBATE À CORRUPÇÃO COMEÇA DE CIMA
- Informativonossonews: PHA _ Resumos da semana . . .
- BLOG DA DILMA: O Estadão e seu Paparazzi
- QUEREM SEPARAR SÃO PAULO DO BRASIL, ISSO MESMO ! E...
- BLOG DA DILMA: PF investigará emissora de TV por d...
- BLOG DA DILMA: Dilma defende "divisão mais justa" ...
- Informativonossonews: TATUI/SP - MOTOCROSS NA CAPI...
- BLOG DA DILMA: Congresso aprova LDO e garante comb...
- Salto de Pirapora - Adriano Vincler de Campos: Fra...
- FALECIMENTO EM TATUI E REGIÃO EM JUNHO ATENDIDOS P...
- INFORMATIVO TEMPO QUENTE ON LINE: VEREADORES!!! PR...
- BLOG DA DILMA: GOVERNO DILMA:'Minha Casa' vai bene...
- BLOG DA DILMA: Miss Itália é Brasileira
- Clipping do Tato: Justiça: Bancos terão que devolv...
- Blog do Celso Jardim: Internautas evitem os 'compu...
- TATUIÉDILMAIS: BLOG DA DILMA: MORRE O VERDADEIRO P...
- Salto de Pirapora - Adriano Vincler de Campos: Cid...
-
▼
julho
(29)
Nenhum comentário:
Postar um comentário